A partir de experiências que venho realizando em minha sala de aula (Sala de Recursos) com alunos PNEEs incluidos na rede regular de ensino, que estão repetindo a série por vários anos, e que embora sejam estimulados com vários métodos de ensino, não conseguem se alfabetizar, consegui perceber o interesse demonstrado por estes alunos, ao usarem o computador como alternativa para escrever corretamente.
Percebi com clareza que todos os alunos que estão fazendo uso do computador para copiar palavras, textos, produzir frazes, estão adquirindo confiança em si mesmos ao terem oportunidades de reescrever o que erram, descobrindo sozinhos o erros e corrigindo-os e ainda mais, eles aprendem a organizar parágrafos, letra maiúscula e minúscula, sinais de pontuação, acentuação gráfica.
Sei que ainda estamos longe de um processo de alfabetização pleno para estes alunos que somente reconhecem letras, sílabas e pequenas palavras, mas estamos a caminho desse tão cobiçado e ardente desejo dessas crianças, um caminho menos sofrido, em que a criança consegue transpassar a insegurança e a frustração por ainda não ter aprendido a ler e escrever.
Pretendo continuar este trabalho, intensificando a pesquisa através dos recursos que a internet tem a nos oferecer, oportunizando comparações, associações, descobertas e junto com o interesse e elevação da auto-estima dos meus alunos levá-los a uma leitura e escrita que os torne autonomos e seguros.
Olá Sueli,
ResponderExcluirmuito interessante esse seu relato do trabalho que vens realizando.
Só posso dizer que continue esse seu projeto! Acredito, sem sombra de dúvidas, que eles te trará alegrias e, o mais importante, auxiliará em vários aspectos os teus alunos!
[]´s,
Marco